Costa Cesar

3 tendências de decoração que vão acabar em 2022 (e 3 que vão se popularizar)

Home

Entra ano e sai ano, as tendências de decoração vão se transformando. Algumas atemporais ficam, outras se adaptam a novos estilos de vida e formas de morar. Para deixar o seu lar alinhado com os designs de interiores que vão bombar em 2022, veja só esta lista que fizemos com o que tende a desaparecer, e se fortalecer.


Menos minimalismo, mais aconchego

Ambientes estéreis, vazios e frios são um grande hit da decoração minimalista, mas a pandemia ensinou às pessoas que casa é ninho, e quanto mais aconchego e conforto, melhor.

Para balancear uma casa sem exageros, mas com comodidade, uma das variantes da decoração escandinava vem se popularizando e se chama ‘Lagom’ (pronuncia-se lá-gum). Significa, basicamente “nem pouco, nem muito, o suficiente”. Sai o cinza e branco, entram cores, sai o industrial, entra a madeira e os materiais naturais. Em adição, muita luz natural, plantas e peças versáteis, tudo por design de interiores que te abraça.

 

Menos pré-fabricados, mais DIY e vintage

Não é novidade que a decoração sustentável e um estilo de vida mais harmonizado à natureza têm se popularizado nos últimos anos. Mas agora as casas dos brasileiros estão cada vez mais tomadas por essa tendência de decoração. Entre as vantagens da decoração vintage e DIY (do inglês, “do it yourself” = faça você mesmo) é você ter em casa uma peça única, durável, que conta uma história e ainda é amiga do meio-ambiente em casa.

Construir ou reformar seus próprios móveis e objetos, praticar o famoso “do lixo ao luxo” e reaproveitar peças que pareciam inutilizáveis é uma tendência que veio para ficar. E, ah! Isso inclui garimpar em brechós, galpão de móveis antigos, sites online e feiras onde as pessoas vendem o que já não querem mais.

 

Menos linhas retas, mas organicidade

Tudo que é natural, renovável, reciclado, biodegradável e orgânico ganha ainda mais força na decoração de casas e apartamentos pelo Brasil e pelo mundo. E isso espelha até nas formas espalhadas pela casa: linhas retas dão lugar às curvas, elementos geométricos saem de cena e entram objetos e mobílias mais orgânicas.

Da mesma forma que nossos lares precisaram se tornar mais flexíveis para nós nos últimos anos, e é exatamente esta atmosfera de fluidez e conforto que deve se espalhar ainda mais no design de interiores em 2022.


Bônus: menos um lugar para dormir, mais um espaço de cura

Esquece a ideia de casa como apenas o lugar que você descansa e dorme após um dia exaustivo de trabalho. Nos últimos anos têm se tornado ainda mais claro que decoração e design de interiores não é apenas sobre como a casa parece ser, mas sim como ela te faz sentir.


Uma tendência que veio para ficar no design de interiores é o uso de materiais táteis, muitas texturas, peças artesanais, madeiras naturais e elementos que podem melhorar o seu humor, como velas, aromatizadores, etc. Lar é um espaço de cura, de se conectar consigo mesmo e de refletir a sua identidade como pessoa. Aposte em decorações que respeitem essas premissas, e voilà! Sua casa torna-se sua amiga íntima.