Costa Cesar

Apresentamos: casas espetaculares desde a prancheta do arquiteto

Nossa Seleção

Por aqui, amamos arquitetura. Sabemos que estética e funcionalidade andam juntas e podem transformar espaços completamente. Foi pensando nisso que selecionamos algumas das casas mais incríveis que temos em nosso site, para que você possa conhecê-las mais de perto, em detalhes, através do nosso olhar apurado. O convite está feito, e temos certeza que você sairá desta seleção com olhos brilhando como os nossos. Pode entrar, a casa é nossa! 

• Um habitar gracioso
que valoriza a natureza

Arquitetura: Gui Mattos | Localização: Condomínio São Pedro, Guarujá – São Paulo

Moderna e com a inconfundível arquitetura Gui Mattos, a casa está conectada com a natureza da região da Praia de São Pedro. Concreto, vidro e madeira são os materiais predominantes, dispostos de maneira leve e fluída, criando um clima gostoso de aconchego. 

A abertura total do piso social convida a natureza ao redor a ser uma das anfitriãs da residência, trazendo junto uma luminosidade natural incrível. Um design de interiores contemporâneo mistura-se aos rústicos em tocos de madeira, tornando os ambiente atemporais e versáteis. 

Nas suítes do segundo piso, portas amplas e deslizantes valorizam a eficiência energética do projeto, mas não só isso: tornam o contato com o exterior uma conversa íntima e relaxante.

 

 

Há 30 anos projetando arquitetura contemporânea especialmente em regiões litorâneas, Gui Mattos imprime a sua marca sempre de formas diferentes. Suas casas em formas de “caixa” são apenas uma das assinaturas que o tornam um dos arquitetos mais célebres do nosso tempo. Consistente e maduro, o arquiteto diz não perseguir a repetição, mas há, definitivamente, um traço indispensável em suas criações: o respeito total às forças da natureza.

 

 

[imoveis ref=127313]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

• Beleza até onde
a vista alcança

Arquitetura: David Bastos | Localização: Condomínio Tijucopava, Guarujá – São Paulo

O respeito às características do espaço é marcante nos projetos do arquiteto baiano David Bastos. E aqui nesta casa de quase 1.000 m² não é diferente.

Projetada para que nada atrapalhe o olhar, os espaços fluem para o exterior através da abertura de ambientes e portas construídas com frestas de madeira que, além de lindas, são muito funcionais pois auxiliam no controle da luz e ventilação. 

A mesma madeira é trabalhada de forma rústica e ao mesmo tempo delicada, combinando com o design de interiores contemporâneo e clean. São três andares de beleza arquitetônica, o aconchego trazido pelos materiais naturais e uma vista impressionante, como se desenhada ali com o mesmo capricho presente na prancheta do arquiteto. 

 

 

Sabe aquela clássica hospitalidade e aconchego baiano? Faz parte da personalidade profissional de David, formado em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e com vasta experiência no desenvolvimento de habitações populares e planejamento urbano. Atualmente um dos arquitetos mais premiados do país, usa da informalidade como um trunfo em suas criações, prima pelo ecletismo nos materiais e o conforto como melhor anfitrião. Mais de 300 casas de praia já são parte do portfólio do arquiteto, que têm suas obras espalhadas pelo Brasil e o mundo. 

 

 

[imoveis ref=127279]

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

• Linhas retas
para a elegância

Arquitetura: Arthur CasasLocalização: Praia das Conchas, Condomínio Iporanga, Guarujá – São Paulo

Nenhum desvio no quesito impecabilidade: este projeto premiado de Arthur Casas bem próximo ao mar da Praia das Conchas é de brilhar os olhos em cada detalhe. Pudera: o projeto luminotécnico é um show à parte, favorecendo o bem-estar aos ambientes dispostos em L em volta do jardim.

Não há limite entre a área social, de lazer, e a vegetação nativa: tudo faz parte de um só espaço de agradabilidade e elegância. As linhas retas presentes em grande parte dos projetos do arquiteto aqui aparecem como um traço ilustre nas janelas, escadas, móveis e estrutura. Tudo flui e tem a sua função prática, no melhor estilo Bauhaus. 

As suítes alocadas nos dois pisos também orientam-se para o verde em volta da piscina, tornando o lazer quase que o foco central da casa. Uma combinação aguçada de materiais naturais na construção do esqueleto arquitetônico e do design de interiores marca o primor desta obra-prima para viver.

 

A escala horizontal que marca os projetos de Arthur Casas é uma das responsáveis por fazer do arquiteto uma referência para a arquitetura contemporânea brasileira e também internacional. Com escritórios firmados em São Paulo e Nova York, há 20 anos o arquiteto comanda uma equipe que planeja ambientes que agradam os olhos, mas também os sentidos e as emoções. São projetos de alta qualidade, com uma forte marca de sustentabilidade, mimetizando a natureza. Modernismo e outras escolas misturam-se em suas referências criativas, sempre adaptadas à realidade contemporânea. O que se destaca? A sensação constante de inovação. 

 

[imoveis ref=124705]

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

 

• Uma varanda com
vista para o paraíso

Arquitetura: Pablo Alvarenga | Localização: Condomínio Tijucopava, Guarujá – São Paulo

Como tornar um terreno aclive acentuado em um miradouro contemporâneo com uma das vistas mais lindas do litoral paulista? Pergunte a Pablo Alvarenga. 

A casa alocada em meio à beleza natural da Serra do Guararu foi acoplada a uma base de concreto, que sustenta a leve estrutura cumaru. Pura elegância. Na área social, a caixilharia em vidro não deixa a vista se perder em nenhum momento, criando a sensação de viver em uma enorme varanda paradisíaca. 

O primeiro piso acomoda as suítes, em paralelo a um corredor-vão que dá verticalidade ao térreo, criando um pé-direito duplo. Uma só varanda em linha reta garante a integração com a natureza. A iluminação natural é valorizada pelos vidros e, sendo as portas deslizantes, outra das vantagens da casa é a eficiência da ventilação. O conjunto da obra conduz a um inconfundível horizonte de boas emoções. 

 

Desde 2009 um dos nomes à frente da AMZ Arquitetos, junto com a sócia Adriana Zampieri, Pablo Alvarenga é formado pela FAU-USP. Já passou pelo Atelier Jean Nouvel em Paris e pelo escritório de Isay Weinfeld em São Paulo. Coleciona obras publicadas nacional e internacionalmente, com uma proposta de arquitetura conceitualmente livre, mas sempre alinhada a questões ambientais, com o uso adequado das técnicas e materiais. Traços puros e espaços generosos estão entre as principais marcas criativas do jovem arquiteto. 

 

 

[imoveis ref=127214]