Costa Cesar

As casas delas, na nossa casa: mulheres da arquitetura brasileira

Inspiração

Uma cidade segura para uma mulher é uma cidade segura para todos“: é o que considera a agência Habitar, da ONU, que prioriza mulheres para os seus planejamentos urbanos. Do pioneirismo da década de 1920 com Carla Juaçaba, passando pelo modernismo premiado de Lina Bo Bardi até à contemporaneidade conceitual de Zaha Hadid, a arquitetura mundial está permeada com o talento, pioneirismo e sensibilidade feminina. Que bom! Em 2019, mais de 60% dos registros no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil eram de mulheres.

Porém, como em muitas outras profissões, a importância e presença de mulheres na arquitetura ainda é bastante invisibilizada. Afinal, quantos nomes femininos vem à sua cabeça entre Niemeyers e Burle Marxs?

Se são poucos, neste artigo a nossa missão é te ajudar a conhecer arquitetas brasileiras incríveis e alguns dos seus projetos admiráveis no litoral. Vamos lá? 

 

 

• SANDRA
PICCIOTTO

Há quase 20 anos em projetos de arquitetura e urbanismo, o trabalho da arquiteta estilo é marcado por referências internacionais e contemporaneidade. Tecnologia de ponta e arte são as principais ferramentas dessa arquiteta formada pela Universidade Mackenzie e autora desta casa belíssima no Condomínio Iporanga.

Branco, madeira, natureza, sofisticação. Móveis rústicos e modernos são mixados nessa construção que é uma versão dos sonhos de uma casa na árvore. O pé direito alto, a integração de ambientes e os acabamentos sofisticados otimizam a sensação de conforto e a leveza do design de interiores deixa brilhar o que mais importa: seu bem-estar.

Casa localizada no Condomínio Iporanga, Guarujá

*************************************************************************************************************************************************************

• VERENA
HUKE

Huke também está há quase duas décadas criando, projetando e espalhando seu talento como arquiteta e urbanista no país. Entre as suas principais marcas, estão a autenticidade e a harmonia entre materiais naturais e a atmosfera contemporânea.

Neste projeto de casa no Condomínio Sítio São Pedro, a arquiteta criou uma casa-miradouro, no alto de um terreno aclive, onde precisou respeitar a proteção ambiental do terreno e integrar a casa da melhor forma possível. Desta forma, a área social é toda aberta e integrada para o verde, e a área íntima ficou protegida pela mata no andar inferior, onde frises de madeira controlam a ventilação e ensolação. 

Projeto no Condomínio São Pedro, Guarujá

*************************************************************************************************************************************************************

• LUA
NITSCHE

Foi no ano 2000 que nasceu a Nitsche Arquitetos Associados, um escritório formado pelos três irmãos Nitsche, onde forma e função trabalham para a criação de espaços marcantes. Constantemente listada entre os destaques da nova geração de arquitetos brasileiros, Lua formou-se em arquitetura na FAU – USP, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e teve como um dos mestres nada menos que Paulo Mendes da Rocha.

Entre os projetos que mais se destacam, estão esta residência em Iporanga, que levou o 2° lugar no Prêmio Jovens Arquitetos, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2007. A casa conta com um volume suspenso em madeira por uma viga metálica em azul turquesa. Enquanto a área íntima conversa de perto com as copas das árvores, a área social integrada e com muito vidro também recebe o abraço da mata em abundância, o que era uma exigência dos clientes.

Já a casa no Guarujá, construída em 2020, é mais clean, mas ao mesmo tempo super imponente com sua estrutura em concreto que ergue a área íntima sobre um vão incrível numa área social bem minimalista. Até os detalhes no teto em concreto vazado foram pensados para imprimir muita personalidade na residência.

Projeto no Condomínio São Pedro, Guarujá

*************************************************************************************************************************************************************

• CARLA
JUAÇARA

A arquiteta carioca foi premiada com o primeiro ArcVision Prize, um prêmio internacional para mulheres na arquitetura. Depois, vieram outros prêmios, muitos projetos marcantes e um lugar cativo no hall de arquitetos contemporâneos brasileiros reconhecidos internacionalmente.

Entre as criações incríveis da arquiteta, dois projetos chamam a nossa atenção: a Casa Rio Bonito, construída em 2005, e o Pavilhão da Humanidade, de 2012.

Tendo como marca registrada a sustentabilidade e a arquitetura pensada para a inovação ambiental e social, Juaçaba imprime nesses dois projetos a preocupação com o ambiente tanto nos materiais utilizados (passíveis de reaproveitamento), tanto quanto no entorno que envolve as construções. Vale a pena pesquisar a fundo o trabalho da arquiteta.

Casa Rio Bonito de Lumiar, Rio de Janeiro

Para apreciação geral, selecionamos duas casas incríveis que estão em nosso catálogo e foram projetadas por mulheres. É para ver de pertinho e em detalhes alguns dos nossos melhores talentos femininos. Veja abaixo!

[imoveis ref=126650,127394]