Costa Cesar

Páscoa familiar, sem aglomerar: dicas para curtir a data em segurança

Viver Bem

Para os cristãos, a ressurreição de Cristo. Para os judeus, o Pessach que celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Para os hindus, uma época que marca o nascimento do deus Krishna. Mesmo diferente para cada cultura, o feriado de Páscoa é celebrado com bases de alegria, união e renovação. No hemisfério norte, coincide com o começo da primavera e o desabrochar das mais belas flores e, aqui para os lados brasileiros, ovos de chocolate ornamentam prateleiras e o nosso desejo constante de experimentar gostosuras. 

Fato é que a Páscoa remete à congregação, mas com as restrições necessárias para controlar a transmissão do novo coronavírus, parece impossível imaginar um cenário onde a família consegue curtir junto essa data tão especial. Porém, com um pouquinho de criatividade e resiliência, dá. Fica aqui com a gente para descobrir como. 

Decorar: porque uma mesa
bonita faz bem aos olhos
e ao coração

Dá para juntar as crianças, exercitar a criatividade, e até competir quem da família tem a mesa mais bonita: a ideia de enfeitar uma mesa para o domingo de Páscoa é juntar o lúdico ao entretenimento de um jeito fácil e divertido.

• Casca de ovo
como castiçais

Reserve cascas de ovo e use como castiçais para iluminar e decorar a mesa. Você pode até pintá-las e enfeitá-las como preferir. Fica um charme!

• Guardanapos com
orelha de coelhinho

São vários os tipos de amarração e dobra possíveis para transformar um simples guardanapo num coelhinho fofo. As crianças adoram e é de encantar qualquer adulto também. 

• Porta ovo-quente
de cara nova

Pegue esse acessório culinário e use a criatividade para harmonizá-lo à sua mesa. Pode usar fitas, canetas coloridas, e o que mais tiver ao seu alcance para enfeitar.  

Receitas que qualquer
criança pode fazer

Reúna os pequenos para praticar massinha, mas desta vez são massinhas comestíveis. 

• Biscoito de Páscoa
(chocolate ou baunilha)

A receita é fácil, ensinada pela confeiteira Carla Barbato no programa ‘É de Casa’.

Você vai precisar de:

  • 200 gramas ou 1 xícara de chá de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 200 gramas ou 1 xícara de chá de açúcar peneirada
  • 1 ovo grande
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal
  • 350 gramas ou 2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo peneirada
  • 60 gramas ou meia xícara de chá de chocolate em pó (se for de baunilha, desconsidere esse ingrediente) 

Como preparar:

Junte a manteiga e açúcar e bata numa batedeira, usando o batedor raquete em velocidade média por 2 minutos. Pode também bater à mão, até alcançar um creme claro.  Depois, adicione o ovo e a essência de baunilha. Bata por mais 30 segundos. E por último junte o sal, o chocolate em pó e, aos pouquinhos, a farinha de trigo. Continue batendo por cerca de 2 minutos ou até a massa ficar bem homogênea. 

Com a massa pronta, divida tudo em 2 sacos plásticos, abra com o rolo e leve à geladeira por 1 hora (ou 20 minutos no freezer).
O próximo passo é retirar do refrigerador e dos sacos e cortar a massa nos moldes que preferir. 

Em seguida leve ao forno pré-aquecido a 180 °C por mais ou menos 10 minutos, ou até ver que os biscoitos estão douradinhos.
Pronto, agora é só deixar esfriar, decorar com glacê (se quiser) e servir.  

Atividades e brincadeiras lúdicas
para crianças de todas as idades

Reciclar, brincar, aprender: três verbos que têm tudo a ver com uma vida mais sustentável e lúdica. Por que não praticá-los na Páscoa?

• Bolsinha ou
orelhinhas de coelho

Para as orelhinhas, junte um prato descartável de papelão, cola branca e cola quente, tesoura, cartolina, canetas coloridas e qualquer tipo de cordão para fazer a alça. 

A montagem é fácil:

Com o prato dobrado ao meio, corte para ter duas partes iguais. No verso de uma delas, de preferência branca, é só desenhar os olhos, focinhos e bigode de coelho com as canetas. As orelhas dá para fazer de papelão, recortar e colar na meia-lua do prato. Com a cola quente, fixe o cordão nas extremidades, depois é só unir as duas partes do prato pelas bordas com cola branca, esperar secar e pronto! 

As orelhinhas de coelho são ainda mais fáceis. Peça para o seu filho(a) juntar um prato de papelão (de preferência branco), um pincel, um lápis, um estilete, tinta branca e rosa (ou canetinhas dessas mesmas cores). 

Se o prato não for branco, é só pintar o fundo e esperar secar. Depois, desenhe um círculo e as orelhas, pintando-as de rosa na parte interior. Recorte o contorno do lápis com estilete, tomando cuidado para não recortar as orelhas. Depois é só dobrá-las para frente, colocar na cabeça e se divertir 🙂 

• Pintura de ovos

Em vários países do hemisfério norte, como Alemanha e Bulgária, é tradição pintar ovos e enfeitar casas, fachadas e até árvores com eles. O mar de cores combina com o início da primavera, que traz flores naturais para embelezar as paisagens. Na prática é bem fácil, só fazer um furinho, esvaziar o ovo, esperar secar e decorar como mandar seu coração.  

• Caça aos ovos

Tradição forte em residências célebres como a Casa Grande, no EUA, essa brincadeira consiste em esconder chocolates ou outras prendas pela casa. O segredo da diversão é criar pistas com cartões, ou fazer uma trilha com pegadas de coelhinho com farinha de trigo. Você ainda pode juntar a família via chamada de vídeo para acompanhar a brincadeira e estimular os pequenos a encontrar os tesourinhos. 

• Usando a tecnologia para
celebrar a Páscoa em família

Cada um na sua casa, mas todo mundo junto: hoje já é possível fazer sorteios de amigo-chocolate através de aplicativo para celular (como o Papelzinho ou o Amigo Secreto SMS). A revelação pode ser via videoconferência e a entrega via aplicativos como Ifood, Rappi e afins!

Gostou das dicas? O objetivo é reinventar a data e possibilitar a interação com a família, garantindo a segurança de todos. A criatividade, aprendizado e significado da Páscoa pode ser repassado às crianças, e toda a família ganha transformando esse momento de isolamento em comunhão.  

Vamos juntos e vai ficar tudo bem! 

E se você está pensando em um novo canto para ser o seu refúgio familiar, dá só uma olhada nessa seleção incrível de casas com áreas sociais pra lá de especiais.

[imoveis ref=127155,127335,127320,124787]

 

Veja Também