Costa Cesar

Por que você deveria aderir já ao hit de fibras naturais na decoração

Home

Estilo, resistência, sustentabilidade: só para começar, estes já são alguns dos motivos porque usar fibras naturais na decoração é mais que cool, é responsável.

A tendência dos anos 70 – conhecida como “a década da sustentabilidade” – voltou com tudo para o design de interiores, e promete ficar por bastante tempo: porque realmente dura bastante, e porque representa um estilo de vida ecologicamente equilibrado.

PARA CADA MOTIVO,
UMA INSPIRAÇÃO

Selecionamos algumas dicas inteligentes para usar elementos naturais na sua casa, de forma a integrar o seu estilo pessoal a um design mais aconchegante e sustentável.

1. As árvores ajudam a absorver cerca de 24% das emissões de gases do efeito estufa

E se você opta por madeiras recicladas, está contribuindo para que este ciclo permaneça forte. Materiais feitos em rattan (às vezes chamado de junco ou vime), por exemplo, são de uma trepadeira da família das palmeiras que surge de forma espontânea. Cresce rapidamente em árvores hospedeiras e não precisa de ser regada. É isso que a faz ser um material renovável altamente sustentável. Poltronas, mesas e muitos outros móveis e artigos podem ser feitos desse material, olha como fica lindo:

2. O bambu é um material versátil que cresce rápido e nasce nos solos mais pobres

Uma erva que, na cultura chinesa, simboliza longevidade devido à sua durabilidade, resistência, flexibilidade e resiliência. É também um produto biodegradável, compostável e até mesmo reutilizável. O bambu é uma alternativa sustentável para milhares de produtos, e cai muito bem na decoração. Mas, atenção! Procure sempre por marcas que possuem certificações que garantem que o bambu foi extraído de forma sustentável e o seu cultivo não incluiu nenhum produto químico prejudicial.

Na decoração, ele combina muito bem com elementos opostos, mais frios, como a cerâmica, ou jarros de vidro. Aposte em tons pastéis e cores neutras para um ar mais elegante, ou arrisque a mistura com cores vibrantes para um ambiente com muita personalidade.

3. As cadeias produtivas de materiais naturais são importantes para a economia do Brasil

Os mercados tradicionais brasileiros como os de fios de embalagem, cordas, fios agrícolas, mantas, tapetes, artesanato são beneficiados pela tendência de materiais naturais na decoração. Com as demandas do setor subindo, há a possibilidade de melhores remuneração aos produtores, e abertura de novos mercados, com novas tecnologias.

O sisal, por exemplo, tem um efeito no design muito semelhante a outras fibras, como lã, algodão ou cordão de couro. Mas estas últimas impactam negativamente o meio ambiente.

Aposte em tapetes para demarcar um ambiente, e aproveite a durabilidade do sisal, que também são os melhores protetores contra sujeira e tráfego de pessoas. Um aspirador rápido dá conta da limpeza com facilidade.

4. O aspecto visual das fibras naturais trará aconchego e conforto para sua casa, com um toque rústico

Pode abusar da imaginação: tapetes, macramês, pufes, enfeites de parede, abajures, cabeceiras com traçados naturais, vasos, cestas… Ufa! A lista não acaba nunca. Texturas no design de interiores significa conforto, desde que combinadas propriamente. A ancestralidade também é evocada por materiais naturais o que, para quem acredita em energia, pode ser uma diferença e tanto na vibe do seu ambiente.

Se ainda não se convenceu, veja só essas inspirações incríveis que separamos para seu próximo passo na decoração com materiais naturais. Aproveite e mãos à fibra!


Confira abaixo 7 imóveis Costa Cesar que transbordam charme com decoração natural.

[imoveis ref=125050, 124787, 127143, 127346, 124753, 127412, 127336]