Costa Cesar

RETROFIT | Costa Cesar

Mergulho de elegância no Condomínio Iporanga

Home

A equipe Cost Cesar está sempre de olhos e ouvidos bem atentos. Foi assim que, através de feedback dos interessados, a possibilidade de um retrofit nesta casa de praia foi levantada e… Voilà! A repaginada assinada pela arquiteta Deborah de Carvalho trouxe mais vida, cores, texturas e, claro, possibilidades de negociação ao imóvel.

• Afinal, o que é e como
se faz um retrofit?

Todo mundo gosta de ouvir o elogio “você está em boa forma”. Com imóveis não é diferente. O retrofit têm ganhado cada vez mais espaço entre arquitetos, construtores e designers, e é uma forma de pensar casas, apartamentos e edifícios com base na palavra renovação

Sabe aqueles ambientes onde faltam personalidade, aconchego e funcionalidade? Eles são os principais alvos desta espécie de reforma, que customiza, adapta e melhora coisas antigas, dando a elas uma nova vida. 

O ideal é pensar em como trabalhar cada casa seguindo e respeitando a história que cada uma conta: pensar que tipo de móvel ela receberia e principalmente o que combina com o que já existe.”, diz a arquiteta Deborah de Carvalho

Tudo começa com um objetivo. Vender, alugar, mudar o estilo? Você quem diz. Geralmente, os projetos de retrofit são pensados de forma econômica, valorizando o imóvel sem gastar muito. Aquele upgrade descomplicado que faz toda a diferença para futuras negociações. 

E nada de imposições: ao contrário do que é feito em reformas mais tradicionais, onde quem dá o tom é o profissional, no retrofit o que conta mais é a história por trás de cada imóvel e cliente. São os proprietários que conduzem a transformação, imprimindo no projeto seus gostos e finalidades, em geral preservando a memória já existente no espaço. 

Nesta casa de quase 500 m² no Condomínio Iporanga, o objetivo era transformar ambientes apáticos em espaços de encher os olhos. Os interessados deram seus feedbacks, nós mediamos o contato com a arquiteta e, no fim, todo mundo saiu feliz. 

• Uma atmosfera boho-chic para
cômodos repletos de amplitude

Um pé-direito alto, janelas piso-teto lindíssimas, muita claridade e uma floresta abraçando praticamente todos os ambientes: difícil não amar este imóvel logo de cara, mas o trabalho de arquitetura tornou tudo mais atraente.

A sala de estar foi a grande estrela do projeto. Antes decorada com móveis pesados e escuros, ganhou um ar muito mais leve, com plantas, ornamentos e móveis assinados, incluindo um clássico do mobiliário moderno brasileiro: a cadeira Oscar, de Sérgio Rodrigues.

O living acendeu com peças clássicas modernas e paisagismo.

O espaço também ganhou na funcionalidade, com uma distribuição mais harmoniosa, evitando “buracos” vazios. O pesado piano ao lado da lareira deu lugar a um bar “jungle”, enfeitado com plantas que trazem a selva para dentro de casa e um charmoso espelho redondo com pegada vintage.

O cantinho da lareira virou um bar estilo jungle com um espelho vintage charmoso

Investimento pé no chão,
vantagens para todo mundo

O desafio da arquiteta Deborah de Carvalho ao cuidar do retrofit desta casa no Condomínio Iporanga era tornar os espaços mais agradáveis, sem tirar o pé do chão. Foi exatamente isso que entregou: uma casa gostosa, para viver à vontade, de pés descalços. 

O sofá do home theater renasceu em uma nova cor, bem vibrante. O rack trouxe a sofisticação do living para o espaço e, de novo, plantas diversas deram o tom aconchegante necessário para uma boa tarde em frente à televisão. A iluminação nova ajudou nos quesitos estética e eficiência energética. 

Mais cor, plantas e sofisticação para o home theater

Na área externa da churrasqueira, bastou um paisagismo bem pensado para criar aquela atmosfera gostosa para reunir. 

Na área gourmet, o paisagismo somado a uma mesa bem decorada deu conta de criar o ambiente perfeito para reunir

A casa foi transformada basicamente a partir do paisagismo e projeto de iluminação. Os espaços que antes eram sem vida, esquecidos, ganharam outra atmosfera com o retrofit”, conta a arquiteta. 

Um pouco mais de verde, aquela repaginada na luz e uma boa porção de capricho: tudo que este imóvel no Iporanga precisava para ser o seu lugar predileto para férias.

[imoveis ref=127286]

 

Deborah Monteiro de Carvalho é especialista em estilo. Há muitos anos frequentadora assídua de feiras de design em Milão, Paris e Nova York, a arquiteta têm esculpido o seu rico repertório em projetos de retrofit focados na objetividade, planejamento, cronograma e custos.
Possui mais de uma década de experiência como repórter visual da Casa Cláudia, além da revista Casa Vogue. Já desenvolveu tecidos para Larmod, supervisionou o design de móveis para a Brentwood, e esteve por mais de uma década à frente da criação da Brenton, comandando o showroom e o lançamento de novos produtos.