Costa Cesar

Temperatura baixa, decoração em alta: 10 passos simples e rápidos para aquecer sua casa no outono/inverno

Home

Esqueça os dias cinzas, tristes e a contagem regressiva para que as temperaturas mais quentes retornem. O inverno em casa pode sim ser aconchegante, e esse artigo vai te ensinar como o design de interiores pode tornar sua casa um ninho quentinho e gostoso.

É possível se proteger do frio em casa sem gastar muito, apostando em sensações, texturas e pequenas remodelações. Vamos lá?

1. Aposte em cores quentes

Sim, a paleta da sua casa pode mudar conforme a estação e cores como o cobre, laranja, coral e rosa podem fazer toda a diferença na sensação de acolhimento. Não é preciso pintar paredes: basta usar cores quentes em tecidos, objetos de decoração ou pequenos móveis.

2. Peças de decoração redondas

Sim, é possível alcançar uma vibração acolhedora em casa com mínimo esforço, apenas usando peças de design redondas, como espelhos, mesas, travesseiros e etc. Quem explica isso é Jemma Lane, especialista em design da empresa britânica de casas de luxo Arbor Living.

3. Mantas e cobertores

Além de serem coringas na decoração, no outono/inverno os têxteis tornam-se protagonistas do aconchego. Espalhe-os pelos sofás, camas e poltronas, crie cantinhos para serem seu ninho no dia a dia. O tricô gigante, que está super em alta, são uma boa pedida para aquecer a casa e ainda estar na moda, segundo as influências escandinavas.

4. Texturas, texturas
e mais texturas

Somos uma máquina capaz de processar sensações e ativar as coisas mais incríveis no nosso cérebro. E uma das formas de fazer isso é com texturas! Fibras naturais, plantas, peles sintéticas … Tudo pode ser misturado para criar espaços ricos em termos sensoriais e que passam aquela vibe gostosa de inverno europeu.

5. Abuse dos tapetes

Pés descalços no frio? Por que não? Se no chão estiver um tapete de pelúcia, isso pode até te trazer um sorriso ao rosto. A sensação térmica da casa pode melhorar drasticamente ao incluir tapetes na decoração de inverno. Há opções incríveis no mercado hoje, a bons preços, e antialérgicos: seguro para adultos, crianças e pets.

6. Repagine as suas cortinas

Os painéis translúcidos que inundam sua casa de luz natural durante o verão simplesmente não serão suficientes quando o inverno chegar. Aposte em tecidos mais pesados, como o veludo, Oxford ou Jacquard. “Cortinas grossas ou forradas em tons profundos complementares adicionam calor físico e psicológico instantâneo a qualquer ambiente”, diz a designer de interiores nova-iorquina Denise Gianna.

7. Cheiros também aquecem:
os aromatizantes para inverno

Mudar a paisagem visual da sua casa não é a única maneira de torná-la aconchegante. Além de umidificar o espaço, os famosos difusores podem oferecer uma atmosfera de acolhimento que valoriza a sua casa no inverno. Experimente um com lavanda calmante, canela picante ou baunilha doce para manter o espaço aconchegante e quente.

8. Iluminação quente

A palavra-chave é: atmosfera intimista. Sabe quando você num restaurante no inverno e só de olhar o lugar já sente seu corpo mais quentinho? É essa atmosfera que deve ser recriada em casa: vá de lâmpadas ou abajures com luz amarela, pois a cor traz a sensação de calor e aconchego para o ambiente. Uma dica de ouro é também usar velas! Agrupe-as numa mesa de café ou buffet e verá como isso ajuda muito a aquecer.

9. Se jogue nas almofadas

É tudo sobre conforto. No outono/inverno é natural passarmos mais tempo em casa e, quanto mais a casa te abraça, melhor. As almofadas podem ser grandes aliadas nisso. Crie um cantinho de leitura, use almofadas com padrões brilhantes, tecidos como o veludo e, mais uma vez: cores quentes!

10. Expanda sua noção estética

Todos sabemos que o minimalismo está em alta, e não temos nada contra ele, mas se você está tentando criar uma casa aconchegante para o inverno, é hora de repensar essa estética. Paredes nuas, brancas, e ambientes muito vazios não contribuem para uma atmosfera quentinha. Mesmo que só por alguns meses, estejam dispostos a rever seus conceitos de decoração e apostar em detalhes que talvez não optasse normalmente.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo com quem também adora design de interiores e pode estar a procura de dicas de como deixar a casa mais quentinha nos dias frios.