Costa Cesar

Atenção mínima, muitos benefícios: 8 plantas de fácil cultivo para você ter em casa

Home

Elas decoram, melhoram a qualidade do ar, reduzem o nível de estresse e até aumentam a produtividade. Sim, ter plantas em casa é um verdadeiro investimento para o seu bem-estar, e muitas delas são fáceis de cuidar, desde que você dedique alguns minutinhos a compreender o seu funcionamento.


João Manuel Feijó, que é design biofílico (biofilia significa amor à vida) e engenheiro agrônomo, explica como o paisagismo, a jardinagem ou a simples presença do famoso “verdinho” na nossa casa impacta a nossa qualidade de vida: é tudo uma questão de neuroarquitetura. Ou seja, o projeto do ambiente afeta o nosso cérebro em áreas responsáveis pelo comportamento e bem-estar. Se você é uma das pessoas que sentiu a necessidade de ter mais contato com a natureza durante a pandemia, saiba que não está sozinho. Todos nós, em essência, precisamos desta conexão para nos sentirmos mais motivados, inspirados e capazes de realizar as tarefas do dia a dia. 

Se você já é “mãe/pai de planta” e deseja expandir sua coleção ou quer começar essa aventura e não sabe como, olha só esse guia que elaboramos com 8 espécies de plantas fáceis de cuidar e ter na sua casa:

Ráfis

Nome científico: Rhapis excelsa
Origem: China, Coreia e Japão
Clima: Úmido e quente

Facilmente adaptável e com a aparência de uma palmeira de porte pequeno com grandes folhas, a ráfis era utilizada pelos japoneses para ornamentar o Palácio Imperial, e hoje é uma das preferidas dos paisagistas de shoppings, consultórios e afins. Pode chegar a até 4 metros de altura e tem uma folhagem esverdeada lindíssima. 

Cultivo: A ráfis gosta de sol pleno ou meia-sombra, as folhas amam umidade, mas a raiz não! Regue regularmente (média água), deixando o solo bem drenado e fértil. Touceiras ou sementes podem ser usadas para reproduzi-las. 

**********************************************************************************************************

Suculentas

Origem: Ambientes desérticos
Clima: Árido e quente

Chamam-se suculentas porque são gordinhas e guardam água nas folhas, e nos últimos anos tornaram-se uma paixão dos esquecidinhos, já que exigem pouca rega. De muitos formatos diferentes, todos muito bonitos, são excelentes aliadas na decoração de qualquer cantinho, pois exigem pouco espaço para cultivo (qualquer vasinho e até xícara conta!). 

Cultivo: Não caia no erro de espalhar suculentas pela casa e esquecer que ela precisa de sol. Pelo menos 4 horas por dia. Regar uma vez na semana é o suficiente, sem encharcar. Pelo menos uma vez no mês, é importante alimentar suculentas, de preferência com cálcio (pó de casca de ovo), para protegê-las das perigosas cochonilhas. 

**********************************************************************************************************

Maranta-bigode-de-gato

Nome científico: Maranta leuconeura var. erythroneura
Origem: Brasil
Clima: Tropical, úmido e sombreado

Uma planta bem desenhada, com tons rosados, até 20 cm de altura e com flores quase o ano todo. Tem uma prima famosa, a maranta-folha-de-prata, que também chama atenção pelo lindo desenho formado pelas veias nas folhagens. 

Cultivo: Ofereça luz natural em abundância, mas sol direto ela não gosta. Pode também deixar a maranta em meia sombra, lembrando de regar regularmente, pelo menos uma vez na semana, pois ela gosta muito de umidade. Observe bem: ela enrola as folhas ou queima as bordas quando o ar ou solo estão secos. 

**********************************************************************************************************

Peperômia

Nome científico: Peperomia scandens
Origem: América do Sul, Brasil
Clima: Úmido, sombra 

Cultivada no mundo todo como uma planta ornamental, essa planta tem muitos formatos, cores e tamanhos diferentes, são mais de mil espécies! Como boas epífitas, gostam de crescer pra cima, e se enrolando em plantas maiores. 

Cultivo: Solzinho fraco e substrato úmido agrada quase todos os tipos de peperômia, faça o teste do dedômetro para saber quando regar: se o dedo sair limpo, tá na hora. Se escolheu uma espécie pendente, deixe no alto, e as rasteiras gostam do chão. Todo ano, é bom trocá-las de vaso para um maior, dividindo a planta se necessário. 

**********************************************************************************************************

Coroa-dinamarquesa

Nome científico: Sansevieria hybrid
Origem: África e Ásia
Clima: Árido e quente

Folhas carnudas em forma de triângulo que lembram a famosa Espada de São Jorge (são da mesma família). Tem propriedades que limpam o ar e desintoxicam o ambiente, e a folha muito dura e envernizada mantém a água dentro da planta. 

Cultivo: Gosta de vasos largos e ambientes bem iluminados, mas também aguenta muito bem a sombra! O segredo para regar é fazer o teste do dedinho: quando sentir a terra seca (o dedo sai limpo), pode colocar mais água (meia rega). 

**********************************************************************************************************

Lírio-da-paz

Nome científico: Spathiphyllum wallisii
Origem: América Central e América do Sul
Clima: Úmido, quente e sombra

Folhas longas e verdes, e uma flor branca na parte da cima: difícil confundir essa planta que marca lugar nos lares brasileiros. 

Cultivo: O lírio-da-paz gosta de sol fraco, nas primeiras horas da manhã por 2 horas, e muita água. Deixe longe do vento e ar-condicionado, regue com frequência e ele com certeza crescerá feliz. Se as flores não surgirem, pode ser um sinal de falta de sol. 

**********************************************************************************************************

Palmeira-leque

Nome científico: Licuala grandis
Origem: Oceania, Vanuatu
Clima: Úmido e quente 

Dentre as espécies de palmeiras, é considerada de pequeno porte, pois chega a no máximo 3 metros de altura. São bem grandes, de um verde bem brilhante, com folhas plissadas e margem cheia de dentinhos. Uma das plantas ornamentais queridinhas de arquitetos e designers de interiores. 

Cultivo: Gosta de sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Proteja-a do vento e ar-condicionado, pois podem prejudicar o seu crescimento. Remova as folhas velhas e secas e fertilize a planta nas estações quentes. 

**********************************************************************************************************

Samambaia-americana


Nome científico:
Nephrolepis exaltata
Origem: África, América Central, América do Norte, América do Sul, Ásia, Indonésia
Clima:

Excelentes opções para jardins verticais, as samambaias são facilmente reconhecidas por serem muito populares nos lares brasileiros, especialmente em varandas. Bem volumosa, de coloração verde clara e texturas diversas, ela é uma planta delicada, mas fácil de cuidar. 

Cultivo: As samambaias amam umidade, pois são plantas de mata. Muita claridade faz bem a ela, e o solo deve estar sempre úmido, mas não encharcado. Cuidado para não pendurar muito próximo do teto: toda a planta precisa ser tocada por luz! 

 

Para finalizar, nós, que também amamos natureza, somos fãs de dois perfis no Instagram que têm dicas incríveis para cultivar plantas em casa: o @minhasplantas, criado pela icônica Carol Costa, e o @plantsindecor, um IG cheio de inspirações para usar as verdinhas em múltiplos ambientes.

Gostou? Agora é só escolher a sua preferida e colocar a mão na terra 😉 Para te inspirar, dá só uma olhada nessa seleção de casas do nosso catálogo que possuem uma arquitetura paisagista de cair o queixo. 

[imoveis ref=127413,127418,127155,125451]