Costa Cesar

Criatividade à brasa: alimentos para fugir do óbvio no churrasco de domingo

Dicas de como o churrasco pode se tornar ainda mais nutritivo e saboroso

Viver Bem

Vamos direto ao ponto: você é o que você come. A alimentação equilibrada e saudável é a chave o seu bem-estar, disposição, humor e, claro, saúde. Aqui na Costa Cesar nos preocupamos em não só oferecer o ambiente perfeito para suas refeições em família, mas também inspirar a montar aquele cardápio e mesa dignos de capa de revista de culinária.

Já contamos como planejar o seu cardápio para manter mente e corpo sãos, e agora vamos apresentar opções fora-da-carne para você assar na churrasqueira e levar mais originalidade e saúde à mesa. 

É só fazer a lista e mandar brasa!

• Palmito
pupunha

Pouquíssimas calorias, muitas fibras e a fonte certa de vitaminas A e C: um palmito assado pode ser a sua melhor saída para fortalecer o sistema imunológico e o emagrecimento saudável.

• Aspargos

Um vegetal rico em vitamina B9 (ácido fólico), com poderosa ação antioxidante e potássica. A reinvenção perfeita do espetinho. 

• Banana
da Terra

Raízes africanas com sabor de Brasil: cheia de fibra, a banana da terra é uma opção deliciosa para prevenção de dores musculares e ainda ajuda no controle da pressão arterial, pois possui pouco sódio. 

• Beringela

Xô, diabetes! A queridinha dos vegetarianos ajuda a controlar o açúcar no sangue e ainda é rica em vitamina C, que faz super bem para a pele.

• Abacaxi

Já um clássico do churrasco, mas não custa reafirmar: 86% água, o abacaxi hidrata, melhora a digestão e tem apenas 50 calorias por fatia média. Um must

• Abobrinha

Faz (mesmo!) bem pro coração. A abobrinha contém muito potássio e fibras. É ótima para controlar a pressão arterial e as sementes ainda são anti-inflamatórias. Quer mais remédio natural?

• Pimentão

Uma hortaliça que combate os radicais livres e mantém você jovem por mais tempo! Quer um churrasco mais alegre? Pode abusar das cores e benefícios dos pimentões 

• Acelga

Um vegetal para acompanhar o churrasco cheio de vantagens: tem fibras, cálcio, ferro, zinco, e muitos outros. De proteção a saúde dos olhos à saúde mental: esse botânico suíço é tudo de bom!

• Pêra

Uma fruta doce e suave e refrescante, como não amar a pêra? Ela é pouco calórica, com cerca de 54 calorias pôr unidade, e possui nutrientes como o potássio e magnésio, que regulam o metabolismo.

• Figo

Em geleia ou in natura, o figo deveria estar na sua mesa sempre. É um excelente alimento para prevenir doenças cardiovasculares, ajuda a emagrecer pois tem muita fibra e ainda deixa a pele mais bonita e saudável.

• Cogumelos

Outro querido da dieta vegetariana, os cogumelos são fonte de proteína, vitamina D, e minerais. Podem ser encontrados em diferentes cores, sabores e tamanhos. Basta usar a criatividade para preparar.

• Milho

Custo acessível, excelente fonte energética e cheio de vitaminas do complexo B. O milho é um favorito para ir à brasa e enriquecer um churrasco.

• Alho-poró

Um vegetal super versátil, cheio de propriedades medicinais: é antisséptico, laxante e diurético. Reduz a chance de câncer e favorece a digestão. Pode abusar.

• Polvo

Sofisticado, saboroso e ótimo para esportistas. Este fruto do mar é repleto de aminoácidos, que ajuda na regeneração de células e músculos, e ainda rico em vitamina B12, excelente para melhorar o humor!

• Linguado

Um dos melhores peixes para ter à brasa, pois é rico em ômega 3, um nutriente poderoso no combate a processos inflamatórios. Ele ainda melhora as funções cerebrais e diminui muito o risco de doenças cardiovasculares.

 

Ufa! Com essa variedade enorme de alimentos, impossível ter um churrasco sem graça. Agora que você tem um cardápio de benefícios à mão, é só colocar a imaginação para trabalhar e criar suas próprias receitas.

Precisa de mais um pouco de inspiração? Então veja essas áreas gourmet incríveis que separamos:

[imoveis ref=127328,127290,126041,127320]