Costa Cesar

Inverno lá fora, o calor das plantas aqui dentro

Inspiração

Criados pela nobreza europeia no século XVII, os jardins de inverno passaram de conservatório de plantas exóticas a um espaço aconchegante no design de interiores. Ainda que as temperaturas no Brasil não sejam tão baixas, o frio pode prejudicar algumas plantas, e esse elemento da arquitetura pode te ajudar a mantê-las belas e saudáveis. Pensando nisso, selecionamos 5 dicas de como criar um jardim de inverno em casa e cultivar a sua própria urban jungle.

1. Traga vida para
debaixo da escada

Aquele espaço “morto” da sua sala de estar pode se tornar um ponto de destaque. Aposte numa mistura de plantas de grandes folhagens, com outras em menor escala. O uso de hangers também pode dar um charme especial! Finalize criando uma superfície de lindas pedras e voilà!

2. Crie uma redoma
aconchegante

Se você tem um espaço pequeno em casa com teto de vidro ou janelões por perto, essa pode ser a localização perfeita para a sua urban jungle. Abuse das almofadas, tecidos e cores para deixar o espaço acolhedor.

13. Dê oi à orta

Hortaliças podem sofrer muito com o frio e colocá-las num jardim de inverno é uma solução inteligente e sustentável para ter alimentos frescos e orgânicos dentro de casa. Além das ervas serem uma aliada da sua alimentação, ainda espalham aquele cheirinho gostoso pelo ambiente. Aproveite espaços verticais para criar soluções práticas e coloque-as onde o sol bate por mais tempo durante o dia.

4. Um céu de natureza

Espaços pequenos podem se beneficiar de plantas pendentes e criar aquela sensação de que você está ganhando um abraço da natureza. A internet está cheia de dicas de como fazer o seu próprio hanger de forma simples e barata. Misture cores, alturas, tecidos e texturas e aproveite o aconchego.

5. Plante, crie e
aprecie

Escolha um cantinho em casa, de preferência perto de uma janela, que hoje não tem muita graça, mas possa ser um lugar para conviver, conversar, e relaxar. Faça uma composição com tapetes, cadeiras interessantes e uma mesinha de centro com um arranjo. Aí basta espalhar o máximo de plantinhas nesse espaço e pronto, está feita a sua floresta caseira.

Gostou das nossas dicas e referências? Então você vai amar ler sobre esses 10 passos simples e rápidos para aquecer sua casa no outono/inverno. Separe o cházinho e boa leitura!